O Ballet e mais.com trata obviamente de assuntos direcionados a dança...entre outros com dicas e muito mais =D
sábado, 13 de novembro de 2010
Royal Ballet School
É uma escola privada, e seu lema é :"Força e graça", foi fundada em 1931 por Dame Ninette de Valois e tem cerca de 200 alunos.
História: Em 1926, o irlândes Dame Ninette de Valois filho da bailarina Ninette de Valois, fundou a Academia de arte coreográfica,uma escola de dança para meninas e a antecessora do hoje conhecido como Royal Ballet School.Sua intenção era formar uma companhia de Ballet de repertório, e a escola levou-o a colaborar com o inglês produtor teatral Lilian Baylis proprietária do teatro Old Vic e Sadler's Wells.
Em 1928, ela realizou o estágio de Valois para apresentações de dança em ambos os teatros e em 1931 re-inaugurou o teatro Sadler's com a escola de Valois. Mais tarde a escola tornou-se Vic-Wells Ballet School passando assim a ensinar meninos e meninas e ao mesmo tempo o Vic-Wells Ballet Company foi formada com alunos da escola e outros bailarinos notáveis da época, tanto a escola quanto a Companhia de ballet se desenvolveu rapidamente, estabelescendo-se assim uma sociedade entre o Sandler's Wells teatro e o Sandler's Wells Ballet da escola.
Em 1946, a empresa mudou-se para se tornar a Companhia de Ballet residente no Recém re-inaugurado Royal Opera House em Covent Garden.
Em 1955,a escola garantiu as lojas em White Lodge em Richmond Park , em Londres.Este foi estabelecido como Royal Ballet Lower School, um residencial internato para crianças de 11 a 16 anos, combinando o ensino geral e a formação profissional de ballet.O Royal Ballet escola superior foi criada nas escolas existentes nas lojas Barons Court,com alunos que estudam ballet em tempo integral, entre as idades de 16 á 19 anos.
Em Outubro de 1956, uma Carta Real foi concedida oficialente ligando a Companhia a escola e tornaram-se então Royal Ballet School e Royal Ballet Company.
Em Janeiro de 2003, o Royal Ballet escola superior mudou-se para um complexo de estúdios recém construidos na Floral Street, adjacente a Royal Opera House, em Covent Garden, onde o Royal Ballet continua a ser a Companhia residente.
segunda-feira, 8 de novembro de 2010
Alessandra Ferri
Em 1992 tornou-se Guest Star of American Ballet Theatre e começou a colaborar muito com o Ballet do Teatro La Scala tornando-se reconhecida como Primeira Bailarina assoluta da empresa.
Alessandra Ferri hoje é aposentada e teve duas filhas Matilde que nasceu em 1997 e Emma que nasceu em 2002,e se juntou a sua mãe no palco em sua despedida. Performance Matilde.
Seu pai é o fotógrafo Fabrizio Ferri, eles moram em New York.
2000-Prêmio Benois de La Danse,Moscou
Fontes: Variadas
sexta-feira, 5 de novembro de 2010
Cecilia Kerche
Cecília Kerche primeira bailarina do Teatro Municipal do Rio de Janeiro,é protagonista de uma carreira de reconhecimento internacional onde,musicalidade,plasticidade,sensibilidade e emoção desenham uma trajetória de sucesso.
Cecília é Paulista de nascimento mais radicada no Rio de Janeiro,teve como orientadores professores renomados como Vera Mayer,Halina Bienarcka e o maestro de ballet Pedro Kraszcuzuk.Passou a integrar a companhia de Ballet do Teatro Municipal do Rio de Janeiro em 1982,cumprindo a determinação que se fez ainda no seu começo de estudo que-"um dia ocuparia o cargo de primeira bailarina do Teatro mais importante do país" como de fato ocorreu no ano de 1985.
O amor pela dança é o grau de excelência almejado,com dedicação e abnegação dessa bailarina que compreende sua arte como sacerdócio,ou seja, uma total disponibilidade ao essencial. Dispensando o efemêro e concretizando valores através de sua vida profissional.
Cecília Kershe e Ana Botafogo grandes estrelas !
A Australian Ballet contou com sua presença na participação no Ballet"Spartacus",apresentados nos teatros de Melbourne e Sidney.Como convidada do English National Ballet,na categoria de Senior Principal teve a seu encargo a temporada de inverno de 93/94,retornando a companhia como Principal Resident Guest Artist, quando participou das temporadas de inverno e verão de 95/96.
sexta-feira, 29 de outubro de 2010
Escola do Ballet Americano (The School of American Ballet)
A escola também foi citada no DVD Barbie Quebra-Nozes onde possui um pequeno filme chamado"Vivendo um sonho de ballet" onde 5 alunas da escola do ballet americano falam sobre a escola e sobre o dia a dia delas com o ballet, mostram a escola e até suas casas, nele acompanhamos as alunas em um dia normal,escola,tarefas, ballet,é bem legal e as idades são variadas ou seja vai da iniciante até a profissional, eu adoro.
quinta-feira, 28 de outubro de 2010
Entrevista com Maria Alexandrova
Entrevista com Maria Alexandrova
por: Cassandra
Julho de 2004-Londres
Na noite de abertura da temporada Bolshoi em Londres (London temporada Bolshoi),Maria Alexandrova irá dançar o papel principal de Kitri (Don Quixote), surpreendentemente, ela acaba de ser promovida ao status de bailarina principal.
Ela é muito impressionanteolhando,com uma tez de Marfim impecável e os aspectos mais amplos que o estágio tanto ama- olhos grandes e boca com um sorriso que pode competir com o da Julia Roberts.Durante toda a entrevista eu fiquei impressionado com o seu amor pela dança, pela sua necessidade de se comunicar com o seu público e pela alegria que ela experimenta por estar no palco.Tenho tido sorte em vê-la dançar em várias ocasiões, sinto que a palavra que a resume melhor é Excelente. Veja- a dançar e você vai concordar comigo.
Maria Barnstable: Você descobriu a dança sozinha ou foi atraída por ela ?
Maria Alexandrova: "Minha mãe queria,Masha, se tornasse uma bailarina.Ela me guiou na direção desse objetivo, e quando eu descobri a dança, pra mim eu também sabia que minha mãe gostava muito e que nossos desejos eram unidos."
Então ela vai para todas as suas performances?
Sim!Ela vai para todas as minhas performances em MoscouInfluências?Tem algum professor que tem influenciado seu estilo?
Tatiana Golikova, é o professor que me influenciou e me ajudou a revelar meus recursos e, desde o começo ela me ajudou a enfatizar minhas características positivas e superar minhas deficiências,e ainda estou trabalhando com ela hoje.
Existe um papel especial que você se associa com um papel que você tem uma simpatia especial?
Há um papel que faz eu me sentir muito confortável e muito feliz,me faz sentir como uma menina capaz de fazer o que gosta, é Ramze em "A Filha do Faraó" .É muito bonito, é um ballet espetacular.
Existe um papel no momento que você não dança e gostaria de dançar? Pessoalmente adoraria ver você dançando Odette.Muito obrigada por dizer isso! estou ensaiando esse papel no momento. Em um momento eu pensei que fosse possível para mim dançar pela primeira vez o "Lago do Cisnes" em Londres, mas eles decidiram que eu teria muito trabalho aqui sem esse papel. Primeiro no teatro me disseram que seria um não definitivo para o meu pedido de "O Lago dos Cisnes",eles disseram que não é pra mim e que não sou adequada para tais papéis do repertório clássico e que não é meu emploi. No entanto nos últimos meses, comecei a sentir uma mudança de opinião no teatro,para que eu pudesse tentar o papel, embora fossem resistentes a minha dança do repertório clássico no passado, e eu tinha de fato muito pouco. Pessoalmente eu adoro os clássicos e quero ainda mais para provar que eu posso fazer isso. Agora que tenho uma chance concerteza vou fazê-la.
Maria Alexandrova
Ela se destaca muito por suas habilidades artísticas,Técnica original e de acordo com alguns por suas 'linhas bonitas '.
Seus repertórios incluem:
A Filha do Faraó (como Ramze),La Sylphide (papel principal), Giselle (Myrtha),Don Quixote (Kitri e Street Dancer),Legend of Love (Makhmene Banu), Uma Fantasia sobre Casanova Theme (Rainha do Baile).E peças solo como:Sonhos Sobre o Japão, Sinfonia em C, A Bela Adormecida, Romeu e Julieta, Chopiniana, A Megera Domada, e La Bayadère.
Prêmios: Golden Prize no VIII Concurso Internacional de Ballet, em Moscou (1997)
quarta-feira, 27 de outubro de 2010
História da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil
História: Em 1995, o diretor artístico do Teatro Bolshoi, Alexander Bogatyrev, desenvolveu um projeto que reproduzia as mesmas características da Escola Coreográfica de Moscou, ele fez isso para que outras nações tivessem oportunidade de conhecer a metodologia aplicada na Rússia.
fonte: site da Escola Bolshoi