quarta-feira, 27 de outubro de 2010

História da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil







Que Bailarina nunca sonhou em ir para o Bolshoi? A maoria das Bailarinas e Bailarinos sonha em engressar uma carreira profissional, e vamos combinar colocou o pé lá já é um grande passo para a sua carreira.


A Escola Bolshoi no Brasil é a única Escola do Bolshoi fora da Rússia,o Bolshoi Brasil está localizado em Joinville ( Norte do Estado de Santa Catarina),porém seu ideal/metodologia é a mesma da Escola Coreográfica de Moscou (criada em 1773),proporcionar formação e cultura por meio do ensino da dança, para que seus alunos tornem-se protagonistas da sociedade.



História: Em 1995, o diretor artístico do Teatro Bolshoi, Alexander Bogatyrev, desenvolveu um projeto que reproduzia as mesmas características da Escola Coreográfica de Moscou, ele fez isso para que outras nações tivessem oportunidade de conhecer a metodologia aplicada na Rússia.


Em 1996 a Compania do Teatro Bolshoi realizou uma turnê no Brasil, e um dos lugares em que passaram foi em Joinville, onde a apresentação aconteceu no 14° Festival de Dança de Joinville.


Com isso os russos ficaram impresionados com a reverência da cidade diante da srte e com a receptividade do público, apartir dai, Bogatyrev apresentou propostar para montar uma unidade no Brasil, dois anos depois ele falesceu mais o esboço do projeto ja estava concluido, e foi apresentado para prefeitos e diretores de instituições de ensino do Brasil.O prefeito de Joinville Luiz Henrique da Silveira comprometeu-se em desenvolver a proposta,no dia 20 de julho de 1999, na abertura do 17° Festival de Dança de Joinville, Alla Mikhalchenko, primeira bailarina do teatro Bolshoi, assinou o protocolo de intenções com o prefeito.


O Prefeito disponibilizou uma área de 6 mil metros quadrados para a instalação da sede, em 2007 ocorreu a formação da primeira turma de dança Clássica que ingressou na escola no ano de 2000 e teve um ciclo de estudos com duração de 8 anos.


Apartir dai o Bolshoi não parou mais, e foi ficando cada vez mais popular entre as Bailarinas e Bailarinos no Brasil. Hoje os Formados do Bolshoi Brasil trabalham no mundo todo.





fonte: site da Escola Bolshoi

Um comentário:

  1. Olá Brooke
    Vi que vc fez um post em seu blog sobre a Escola Bolshoi! Muito obrigada! Mas gostaria de ver com você como podemos mudar a logo.
    Essa que está postada não é a oficial. Assim gostaria de um e-mail de contato para enviar a oficial.
    Aguardo seu retorno
    Adriana
    imprensa@escolabolshoi.com.br

    ResponderExcluir