quarta-feira, 16 de março de 2011

O Quebra-Nozes



O Quebra-Nozes é um Ballet de repertório,dividido em 2 atos, com a coreografia de Lev Ivanov e música de Tchaikovsky (Pyotr llyich Tchaikovsky),e estreiou na data de 18/12/1892.

História: Clara é uma menina que recebe como presente de natal de seu padrinho(Herr Dossmeyer)um boneco "Quebra-Nozes".
Clara então testa o funcionamento do boneco,e percebe que ele quebra as nozes sempre com grande eficácia,e sem perder o seu sorriso.Então seu irmão Fritz, que tinha visto o pequeno boneco em funcionamento, decide usá-lo também porém pega as maiores nozes que encontra.O quebra-nozes então,usado grosseiramente pelo irmão acaba tendo um de seus braços quebrados.
Diante das reclamações da pobre clara,seu pai, o juiz Stalbaun, entrega a filha o seu Quebra-Nozes como propriedade exclusiva,Clara pega o braço do Quebra-Nozes no chão e o consola,abraçando-o até que ele durma, e ela por sua vez também acaba dormindo.
Clara então sonha, que volta ao esconderijo,onde havia colocado seu quebra-nozes, mas encontra o salão cheio de ratazanas enormes que seu padrinho Dossmeyer criou. Como num passe de mágica a casa desaparece e em seu lugar aparecem gigantescas árvores e seu quebra-nozes agora é um soldado de carne e osso, que tem ás suas ordens um pelotão de soldados como ele.
Começa então a batalha, entre ratazanas e soldados, Clara salva seu quebra-nozes do "Rei dos Ratos" e os soldados vencem a batalha contra as ratazanas, com isso o "Rei Rato" e seu exército fogem rapidamente.
O Bosque então se trasforma em uma linda estufa de inverno e o quebra-nozes se tranforma em um lindo Príncipe, que leva Clara até o Reino das Neves.
Os dois seguem então até o Reino dos Doces. No Palácio da Fada Açucarada Clara e o Quebra-Nozes são recebidos em festa, com danças de diversas nacionalidades.
Depois desse sonho fantástico e mágico Clara acorda, e percebe que tudo não tinha passado de um sonho,ela fica triste. Clara vai então se despedir de seu padrinho, que por sua vez estava com seu sobrinho, Clara surpresa percebe então que o tal sobrinho era na verdade o princípe "Quebra-Nozes".

FIM

Nenhum comentário:

Postar um comentário