O Ballet e mais.com trata obviamente de assuntos direcionados a dança...entre outros com dicas e muito mais =D
sábado, 15 de setembro de 2012
Coppélia
Primeira Apresentação:Paris,França,1870
Música:Léo Delibes
Coreografia Original: Arthur Saint-Léon,baseado em uma história de E.T.A Hoffman
Coreografia mais conhecida:Marius Petipa,1884
Ballet em 3 atos.
Resumo:Swanilda é uma bela jovem que vê seu namorado Franz cair de amores por 'Coppélia', uma boneca construída pelo estranho dr.Coppelius. Para dar vida a criação , Coppelius quer usar a alma de Franz aproveitando-se de sua atração por Coppélia.Mas o plano diabólico é desfeito por Swanilda quando se coloca no lugar da boneca e salva seu amado.
>
História:Em um pequeno vilarejo vive um velho inventor chamado dr.Coppelius e sua 'filha',Coppélia.Todos os dias a menina senta-se perto da janela e se põe a ler um livro,mas nunca pronuncia nenhuma palavra.Nem mesmo a menina mais simpática da região,Swanilda,consegue fazer Coppélia falar.
Um dia Swanilda vai à procura de seu namorado Franz, e o encontra contemplando Copélia e mandando Beijos para ela.Swanilda sai correndo aos prantos.
Naquela noite durante sua caminhada noturna o dr.Coppelius perde a chave de sua casa.Swanilda a encontra e convence suas amiga a ir até lá e tentar encontrar Coppélia cara a cara.Enquanto elas armam um plano, Franz sorrateiramente sobe a sacada de Coppélia, usando uma escada.
Quando as garotas,nas pontas dos pés, entram na oficina,veem bonecas e peças para montá-las por toda parte. E lá está Coppélia, atras de uma cortina, sentada, como sempre, em sua cadeira lendo um livro. Swanilda tem uma crise de riso.É então que ela entende porque a 'filha' do inventor nunca responde: Coppélia é uma boneca!
As meninas dão corda nas bonecas e as observam bailar,mas o dr.Coppelius chega e as expulsa. Swanilda fica escondida atrás de uma cortina.
Franz consegue alcançar a janela. Quando vê o inventor, explica que deseja se casar com a sua 'filha'. O dr.Coppelius convida Franz para tomar uma bebida e coloca uma poção na xícara do rapaz que o faz cair num sono pesado.
Enquanto Franz dorme, Coppelius procura em seus livros de feitiço um que dê vida a Coppélia. Ele segue algumas instruções e, para sua surpresa, Coppélia começa a se mexer. O que ele não percebe é que, na realidade, trata-se de Swanilda usando as roupas de Coppélia. Swanilda dá corda em todas as bonecas da oficina, uma a uma.Quando o inventor já está totalmente atordoado, ela aproveita para puxar Franz na direção da porta e fugir com ele.
É só então que Coppelius puxa a cortina e vê o corpo imóvel de Coppélia, que nunca tinha ganhado vida.
No dia seguinte Swanilda e Franz celebram seu casamento. O dr.Coppelius se aproxima deles carregando Coppélia quebrada e exige ser indenizado pelos estragos em sua oficina. Swanilda se desculpa e lhe oferece seu dote de noiva, mas o prefeito da cidade a aafasta e propõe ao fabricante de brinquedos uma bolsa repleta de ouro. Coppelius aceita e volta à sua oficina, jurando que continuará tentando dar vida às suas bonecas.