segunda-feira, 21 de março de 2011

O lago dos Cisnes



Personagens principais:
Princesa Odette
Bruxo Rotbart
Príncipe Siegfrield
Odille(Cisne Negro)



Ballet dividido em 4 atos, com a coreografia de Marius Petipa (no 1° e no 3° ato) e Lev Ivanov (no 2° e no 4° ato), música de Thaikovsky, estreiou no dia 27 de janeiro de 1895.


História:
O"Lago dos Cisnes"conta a história de Odette uma Princesa que foi transformada em Cisne, pelo Bruxo Rotbart.
No entanto a História começa No castelo do Príncipe Sigfried, que estava perto de comemorar seu aniversário, sua mãe então lhe oferece um baile, e pede-lhe, que no dia seguinte escolha uma esposa entre as convidadas da festa, passam então pela frente do castelo um grupo de Cisnes Brancos, enfeitiçado pela beleza dos Cisnes o Príncipe decide sair para Caça-los.
As margens do Lago do Bosque que pertencem ao Reino de Rotbart,o príncipe encontra Odette, que lhe conta sobre o feitiço e diz também que o feitiço somente se quebrará quando um jovem de coração puro lhe jurar amor e fidelidade eternos. O príncipe louco de amor pela "princesa dos cisnes", o príncipe então convida Odette para o seu Baile,porém o Bruxo Rotbart e sua filha Odille(Cisne-negro)ficam sabendo e tramam um plano para fazer com que o príncipe quebre a sua promessa.
O Bruxo Rotbart então disfarça sua filha Odille, de Odette e á leva até o Baile ele na figura de um nobre cavaleiro e ela na figura de Odette, chegando lá, o príncipe jura reconhecer que a filha do cavaleiro é a sua amada Odette. A Dança com o Cisne-Negro decide a sorte do príncipe e de sua verdadeira amada Odette.
Enfeitiçado por Odille o Príncipe proclama que a escolheu como sua bela e futura esposa, quebrando assim o juramento feito á Odette.
Ao perceber o engano Sigfrield corre até o lago em busca de Odette, no momento em que chega lá,vai explicar o ocorrido a Odette, ele explica que Odille e Rotbart o enganaram . Odette perdoa o príncipe e os dois então renovam seus votos de amor, mas o Bruxo Rotbart nada contente com essa história decide se vingar dos dois inundando as margens do lago, Odette e suas outras donzelas logo se transformam em cisnes novamente e o príncipe Siegfrield tomado pelo desespero se afoga nas profundas e turbulentas águas do Lago dos Cisnes.

quarta-feira, 16 de março de 2011

O Quebra-Nozes



O Quebra-Nozes é um Ballet de repertório,dividido em 2 atos, com a coreografia de Lev Ivanov e música de Tchaikovsky (Pyotr llyich Tchaikovsky),e estreiou na data de 18/12/1892.

História: Clara é uma menina que recebe como presente de natal de seu padrinho(Herr Dossmeyer)um boneco "Quebra-Nozes".
Clara então testa o funcionamento do boneco,e percebe que ele quebra as nozes sempre com grande eficácia,e sem perder o seu sorriso.Então seu irmão Fritz, que tinha visto o pequeno boneco em funcionamento, decide usá-lo também porém pega as maiores nozes que encontra.O quebra-nozes então,usado grosseiramente pelo irmão acaba tendo um de seus braços quebrados.
Diante das reclamações da pobre clara,seu pai, o juiz Stalbaun, entrega a filha o seu Quebra-Nozes como propriedade exclusiva,Clara pega o braço do Quebra-Nozes no chão e o consola,abraçando-o até que ele durma, e ela por sua vez também acaba dormindo.
Clara então sonha, que volta ao esconderijo,onde havia colocado seu quebra-nozes, mas encontra o salão cheio de ratazanas enormes que seu padrinho Dossmeyer criou. Como num passe de mágica a casa desaparece e em seu lugar aparecem gigantescas árvores e seu quebra-nozes agora é um soldado de carne e osso, que tem ás suas ordens um pelotão de soldados como ele.
Começa então a batalha, entre ratazanas e soldados, Clara salva seu quebra-nozes do "Rei dos Ratos" e os soldados vencem a batalha contra as ratazanas, com isso o "Rei Rato" e seu exército fogem rapidamente.
O Bosque então se trasforma em uma linda estufa de inverno e o quebra-nozes se tranforma em um lindo Príncipe, que leva Clara até o Reino das Neves.
Os dois seguem então até o Reino dos Doces. No Palácio da Fada Açucarada Clara e o Quebra-Nozes são recebidos em festa, com danças de diversas nacionalidades.
Depois desse sonho fantástico e mágico Clara acorda, e percebe que tudo não tinha passado de um sonho,ela fica triste. Clara vai então se despedir de seu padrinho, que por sua vez estava com seu sobrinho, Clara surpresa percebe então que o tal sobrinho era na verdade o princípe "Quebra-Nozes".

FIM

sexta-feira, 11 de março de 2011

Jarbas Homem de Melo




Jarbas Homem de Melo,é cantor,ator,bailarino e coreógrafo(além de ser LINDO). Especializado em dança Flamenca,já se apresentou nos palcos de Nova Iorque e Cuba.No Brasil atuou nas montagens de Rent,Les Miserables,Grease e O Fantasma da Ópera. Atualmente é diretor e protagonista do musical "Zorro ".
É também um dos jurados do programa "Se Ela Dança,Eu Danço" do SBT,onde já ficou bem claro também que ele morre de medo de cobra(ele tem pÂnico .. e deixou isso bem claro durante o programa), uma participante foi dançar com um cobra, o Jarbas nem olhava para o animal.
Em 2007 além de fazer o espetáculo Querido Mundo no Rio de Janeiro,foi contratado pela rede Bandeirantes de Televisão para ser um dos integrantes do elenco da novela Dance,Dance,Dance fazendo o personagem Paulo (um dos professores da academia), marcando assim sua estréia na Televisão.

quinta-feira, 10 de março de 2011

João Wlamir


João Wlamir é ator, bailarino,diretor e coreógrafo.Formado pelo Teatro Municipal do Rio de Janeiro, tem no currículo os espetáculos "Uma em Quatro" e "Tristão e Isolda".É criador e diretor do grupo de dança D.C que se apresentou na Europa, além de ser jurado do Carnaval do Rio de Janeiro.
É também conhecido como o Lobo Mal do programa "Se Ela Dança, Eu Danço " do SBT, e porque "Lobo Mal" tudo porque ele fala a verdade por mais dolorida que seja, como exemplo: "Você ai, é uma Bailarina ou uma Bolarina, ta na hora de fazer um regime!" é ele fala mesmo.
Mais não pense que só porque ele é o Lobo Mal do programa que ele não tem coração, ele tem sim e já foi comprovado durante uma apresentação, em que um menino de uma forma mais contemporânea fez a interpretação da Morte do Cisne do Ballet O Lago dos Cisnes, o joão ficou tão emocionado que ele simplesmente começou a Chorar, é 'para tudo'o joão chorou.